Discurso da indústria da beleza: mais um tipo de violência contra a mulher?

O comercial abaixo fez parte de uma campanha da marca Dove anos atrás, o “Pela beleza real” (seja lá o que eles entendem por beleza e realidade). O vídeo traz o discurso “Converse com a sua filha antes que a indústria da beleza o faça”. A ideia é boa, já que retratada como uma menina é bombardeada ao longo da vida por publicidades sobre beleza feminina, pedindo que ela emagreça, faça cirurgias plásticas, nunca envelheça, etc, e como ela pode reagir a tudo isso quando crescer. A campanha seria muito boa, se não fosse pelo autor da ação: a própria indústria da beleza. De quem é a culpa, afinal: dos pais que não conversam com suas filhas, da indústria da beleza que se usa desses tipos de comerciais impositivos de uma beleza artificial, ou da sociedade como um todo? Se eu conversar com a minha filha, então tudo bem ter comerciais esteriotipados sobre o comportamento e a beleza feminina?

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s