Dica de leitura da autora: reportagens feministas

Que bom! 2015 começou muito feminista para meu trabalho como jornalista independente. Nos dois primeiros meses do ano, publiquei duas reportagens na revista Caros Amigos que, há 2 anos atrás, eu talvez não tivesse maturidade para escrevê-las. Deixo-as, aqui, registradas como dicas de leitura para dois problemas que mulheres convivem: violência na internet; prisões femininas deshumanizadas.

caros caros2

Histórias femininas do cárcere em São Paulo. p.30

Reportagem publicada na edição desse mês, fevereiro/2015, ainda nas bancas. Passei 5 meses entrevistando mulheres presas e mulheres estrangeiras que estão na condicional. A situação é a seguinte: elas denunciaram falta de médico e remédio nas cadeias, além da sujeira, de refeições com comida estraga e celas superlotadas. O que mais me chamou atenção: os presídios não têm remédios importantes, não dão produtos de limpeza (elas tem que comprá-los para limpas as celas), mas, no kit de higiene pessoal que o Estado fornece a elas, nunca falta gilete. Claro, porque mulher peluda, né gente, não pode nem na cadeia.

Machismo 2.0, p.16

Postagens machistas UFBA

Reportagem publicada na edição de janeiro/2015. Passei cerca de 3 meses em membro de grupos no Facebook sobre temas aleatórios. Sempre que uma mulher sofria uma violenta agressão machista nas discussões, eu chamava o perfil da mulher para conversar, contava que era jornalista e pedia para ela manter sigilo. Descobri casos em que a violência contra a mulher está na vida delas fora e dentro da internet. Às vezes, mto mais violento na internet do que nas ruas. O que mais me chamou atenção: grupos de grandes universidades, principalmente do da Federal da Bahia, são muito violentos contra os membros mulheres.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s